QUEIMA DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS

Você já pensou quais os benefícios um estudo sobre a proteção contra raios da sua casa, empresa ou sítio pode trazer? Imagina só reunir a família para ver o programa favorito e um raio queimar sua TV bem nesse dia!!! É chato até de imaginar, não é mesmo?

17/10/2019 16:23 por Kascher

QUEIMA DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS

Gostaria de começar esse artigo com a seguinte pergunta, você já teve a sensação de que um equipamento seu estragou ou parou de funcionar antes do tempo normalmente esperado? Então, isso é comum e o raio pode ser um dos motivos para que isso esteja ocorrendo.

Os raios acontecem com muita frequência, as vezes até mais frequência do que percebemos no nosso dia a dia. E na maioria das vezes não sabemos ou não conseguimos relacionar algum problema em nossa instalação à ocorrência de descarga atmosférica (raio).

Nem sempre, o raio cai direto em sua edificação. O raio pode chegar na nossa instalação sem muito alarde, pois o mesmo pode ter ocorrido distante de onde estamos. Mas a corrente elétrica vinda desse raio ou a indução de campos eletromagnéticos consequente dessa corrente do raio pode sim danificar os meus equipamentos elétricos e eletrônicos.

O motivo disso é que nossas instalações estão conectadas metalicamente à outras instalações através das redes de distribuição de energia elétrica ou de serviços de telecomunicação. Os raios que incidem diretamente nessas redes ou em instalações vizinhas conectadas à essa rede também podem prejudicar a minha instalação. E nesse caso não vamos necessariamente perceber a ocorrência do raio (ver sua luz ou escutar o trovão).

Enfim, a questão que queremos chamar a sua atenção é de que seus equipamentos podem estar parando de funcionar antes do que deveriam devidos aos raios.

É claro que além desses casos onde os raios aos poucos vão deteriorando algum componente eletrônico dos seus equipamentos, também temos casos onde o raio já queima o equipamento de cara, na primeira vez que ocorre.

Então como lidar com esse problema e evitar que sua TV nova, vídeo game ou aquele celular top sejam estragados pelos raios? Simples, a utilização de um sistema coordenado de Dispositivos de Proteção contra Surtos (o famoso DPS) podem resolver o seu problema.

Os DPS, grosso modo, são dispositivos que percebem a corrente elétrica vinda do raio ou a corrente elétrica induzida pelo raio e a dissipam pelo aterramento da instalação. Existem vários tipos de DPS... DPS que foca na proteção contra raio direto, ou seja, que conduz parte da corrente elétrica vinda do raio.... DPS que foca naquela corrente induzida que aparece devido aos campos eletromagnéticos de alta intensidade trazidos pelo raio... tem DPS que combina mais de um tipo de proteção... enfim, tem DPS de tudo quanto é jeito. Baixa lá no site da CLAMPER o catálogo deles e veja a quantidade de DPS que existe. A CLAMPER tem linhas de DPS para vários tipos de instalação: pro motor do portão da garagem da sua casa até DPS mais elaborados.

Invista em proteção e deixe de ter prejuízos grandes por causa de queima de eletrônicos! 

-

Receba dicas técnicas exclusivas gratuitamente

Cadastre seu email para receber novidades da Kascher em seu email

Aterramento e Proteção de Sistemas Fotovoltaicos Contra Descargas Atmosféricas

Baixe o e-Book gratuitamente