Descarga atmosférica atingindo o cabo para-raios da rede elétrica aérea – S3 (NBR 5419).

Parte 2- Segundo caso: a descarga atinge o cabo para-raios da linha

04/09/2019 14:40 por Kascher

Parte 2- Segundo caso: a descarga atinge o cabo para-raios da linha

Prof. Ronaldo Kascher, Dr.

04-9-2019

Coloca-se um cabo de para-raios acima dos condutores de fase das LT, para que a descarga atmosférica se conecte a este cabo, evitando a injeção de corrente nos condutores de fase, o que necessariamente tiraria a LT de operação (Ver a  Parte 1- Primeiro caso: a descarga atinge o condutor de fase). O posicionamento correto do cabo para-raios deve ser determinado atendendo ao “Modelo Eletrogeométrico”.

 Suponha uma descarga de 100 kA de pico atingindo o cabo para-raios no meio do vão entre duas estruturas de sustentação o condutor de fase de uma LT conforme Figura 1.

Figura 1 - Descarga atmosférica atingindo o condutor para-raios de uma LT

A corrente se dividiria no ponto de contato com o cabo para-raios em duas componentes de 50 kA de pico, pois o raio “enxergaria” impedâncias características iguais, em torno 450 Ω, nas duas direções do cabo para-raios. Assim que esta corrente de 50 kA encontra a primeira estrutura da LT adjacente ela se divide em duas correntes aproximadamente iguais de 25 kA, sendo que a primeira desce pela estrutura até o aterramento e a segunda segue viajem pelo cabo para-raios em direção à próxima estrutura. Como a resistência de aterramento do pé da estrutura é tipicamente da ordem de 30 Ω, a estrutura receberia uma impulsão de 750 kV (25 kA x 30 Ω). Esta tensão se desenvolveria nos isoladores da LT. Para suportar uma tensão impulsiva desta ordem a LT devera ter tensão de operação acima de 138 kV.

Ou seja, para LT com tensões menores que 138 kV, apesar da descarga atingir o cabo para-raios, ainda assim, a LT poderá sair de operação! Nesta situação as contribuições do cabo para-raios passam a ser de conferir certa blindagem para descargas atmosféricas laterais (S4) e servir de retorno metálico para eventuais correntes de curto circuito 60 Hz.

Editado em 04 Sep 2019

Receba dicas técnicas exclusivas gratuitamente

Cadastre seu email para receber novidades da Kascher em seu email

Aterramento e Proteção de Sistemas Fotovoltaicos Contra Descargas Atmosféricas

Baixe o e-Book gratuitamente